quinta-feira, 3 de janeiro de 2030

BOLSILIVRO-CLUB INICIANDO AS ATIVIDADES

OBJETIVO...

Olá a todos os amantes da leitura popular no Brasil...
Estou iniciando um Clube de leitores para trocas de bolsilivros digitalizados de todos os temas publicados no Brasil à partir dos anos 50 até alguns lançados em datas mais recentes...
Neste blog desfilarão bolsilivros de todas as editoras que publicaram estes maravilhosos livrinhos de leitura popular dos mais variados temas: Ficção Científica, Romance, Terror, Eróticos, Espionagem, Guerra, Sobrenatural, Policial, e Principalmente Western... os famosos Bang-Bang...
Editoras como: MONTERREY, CEDIBRA, BRUGUERA, NOVA LEITURA, NÁUTILUS, FITTIPALDI, PUBLIMAP Etc...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO FUNCIONARÁ ESTE CLUB?

Como o objetivo será um "CLUBE", então os arquivos digitais serão disponibilizados para quem se associar ao club e contribuir de alguma forma para aumentarmos a coleção destes livrinhos.
Esta participação poderá ser de várias formas:

1 - Contribuindo com o trabalho de escanear e enviar para o blog os arquivos digitalizados, sendo que poderão ser digitalizados qualquer livros em formato de bolso de qualquer tema.

                    Obs: Não gostaria de receber arquivos que já estão disponíveis na rede, pois a maioria
estão mal formatados e com péssima qualidade, dificultando muito a leitura em tablets ou celulares.

2 - Se não tiver uma Multifuncional ou Scanner para a digitalização, poderão adquirir e enviar para meu endereço físico, que será informado nos e-mails enviados, os bolsilivros que conseguirem encontrar em suas cidades, pois muitas bancas de revistas usadas ou sebos vendem baratinhos estes livrinhos... em torno de 3 a 5 reais cada.

3 - Se não tiver nenhum livrinho para enviar/escanear, poderá se associar ao BOLSILIVRO-CLUB, mantendo uma doação periódica, para adquirirmos bolsilivros que serão digitalizados e disponibilizados aos associados deste club, sendo que todo dinheiro arrecadado será para adquirir novos bolsilivros.

3 - O E-mail para contato, envio de arquivos e maiores esclarecimentos é:

bolsilivroclub@gmail.com

4 - Lembrando sempre que é um clube de trocas... Você me manda algo e eu te envio algo...

5 - Tudo isso porque, apesar de ser um hobby muito particular, dá muito trabalho digitalizar e formatar estes livrinhos e como a maioria das pessoas não se esforçam em nada para ajudar nenhum projeto e somente querem pegar tudo de graça sem mover nenhum músculo, achei que esta seria uma solução válida para completarmos e compartilharmos esses maravilhosos livrinhos, que diga-se de passagem, foram os formadores e iniciadores da maioria das pessoas que começaram no mundo da leitura sendo por isto mesmo considerados a verdadeira leitura PULP nacional.

6 - Não se incomodem nem percam tempo formatando os arquivos escaneados, pois disto eu me encarregarei, basta enviar as páginas escaneadas para o e-mail do cube... Se forem escanear algum livro para participar, escaneiem primeiramente as Capas e Contra Capas e me mandem por e-mail, pois a primeira etapa que sempre faço é a restauração das capinhas, usando alguns programas gráficos. E assim já posso ter uma ideia de quais livros irão ser postados neste blog. Só não esqueçam de informar a Editora, Coleção, Numeração, Títulos e Autores...


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO SERÃO OS ARQUIVOS DISPONIBILIZADOS?

Os arquivos que forem sendo digitalizados serão enviados pelo E-mail das pessoas que contribuírem de alguma forma com o Club, lembrando muito uma prática muito cultivada de quem colecionava estes bolsilivros na época, que era as trocas nas bancas de revistas usadas e sebos, e as trocas com outros colecionadores.

A digitalização pretendida será bem detalhada, mantendo formatação, incluindo na medida do possível, as capinhas restauradas, as segundas capas, chamadas internas e todas as propagandas incluídas nestes livrinhos, sendo por isso mesmo, quem se habilitar a escanear os livrinhos que possam ter em suas coleções, pediria que escaneassem TODAS AS PÁGINAS, incluindo as propagandas e principalmente as CAPAS E SOBRECAPAS.

Para o reconhecimento do programa OCR que dispomos, a digitalização terá que ser em 250 ou 300 DPI. pois assim o reconhecimento dos caracteres impressos nos livros será muito mais fácil para o programa reconhecer e consequentemente a formatação nos formatos desejados será muito mais rápida.

Os arquivos serão disponibilizados em 2 formatos: EPUB e PDF, incluindo sua CAPA RESTAURADA NA MEDIDA DO POSSÍVEL, em um arquivo compactado .RAR. e enviados para os colaboradores.

Não será incluído links para download gratuitos neste blog, pois sendo um CLUBE, SOMENTE os colaboradores terão acesso aos arquivos que serão enviados para os respectivos e-mails.

Numa primeira etapa, gostaria que colaborassem para fazermos uma listagem de todas as coleções que foram publicadas por estas editoras constando o " NOME DA EDITORA", "TÍTULO DA COLEÇÃO", "TÍTULO DO LIVRO", e "NOME DO AUTOR". Esta é uma colaboração que não será muito difícil, pois na maioria dos bolsilivros, era impressa uma lista contendo o nome dos títulos disponíveis.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como quase todos os livros eram escritos com pseudônimos, também estou preparando uma listagem de autores, tanto estrangeiros como brasileiros, que usaram estes nomes falsos de autores, geralmente de inspiração anglo-saxônica, como americanos e ingleses, que eram uma imposição das editoras com a finalidade de aumentar as vendas, pois a maioria das pessoas tinham ressalvas em comprar algum livro que fosse escrito por brasileiro.... Pelo menos esta desculpa era um pensamento comum em quase todas as editoras... Outra razão para este procedimento era a grande quantidade de textos escritos por alguns autores, que para não inundar e saturar o mercado com apenas um nome, variavam de pseudônimos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16 comentários:

  1. Visitei e gostei muito do bolsilivro-club e gostaria de saber como posso ser um associado pois não encontrei nenhuma maneira de comunicar com vocês, eu tenho mais de 300 livros da coleção HH da Editora Monterrey e gostaria de colaborar com o club. Meu nome é Luciano Baleeiro e meu email é luciano.oliveira1952@gmail.com gostaria de receber uma resposta pois sou amante deste tipo de leitura, sem mais agradeço ! LUCIANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, boa noite! Estou procurando para comprar o bolsilivro da Editora Monterrey, série Oeste Brutal numero 08 - Vingança Terrível. Caso você disponha, tenho muito interesse em adquiri-lo, além de outros exemplares daxreferida série..

      Excluir
  2. Ola Luciano, obrigado por se interessar pelo club.
    Ja te enviei um e-mail com informações....suas contribuições serão muito bem-vindas....

    ResponderExcluir
  3. Tem a coleção do livro GÂNGSTER da monterrey foi lançado em 1968

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Descobri por acaso este site, como faço para me associar? Li bastante bolsilivros na minha juventude, infelizmente está muito difícil encontrar quem leia ou que ainda tenha os mesmos. Coleciono a revista Tex, me interesso por tudo que se refere ao faroeste. Meu e-mail para contato e: antoniocarloscodo@hotmail.com. Quem quiser manter contato comigo é só mandar mensagens para este e-mail, terei o prazer de responder a todos. Abraços .

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 57 anos e sempre gostei de ler bolsilivro de faroeste e tem um livro que eu nunca esqueci e não achei mais e gostaria de ler se alguém que ler isto e tiver possa entrar em contato comigo o livro é da coleção tiroteio Cavalgada no Ceu...Joe Jimjou eo tenho hoje aproximadamente 140 livrinho de faroeste,,mas nao sei como escanear e mandar mas posso mandar pelo correio alguns se interessar.1832811369 fixo

    ResponderExcluir
  6. Como faço para me associar, amo bolsilivros de faroeste

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Também gostaria de obter informações de como colaborar e/ou me associar.
    Grato!

    ResponderExcluir
  8. Tenho centenas de arquivos de faroestes espionagem FBi mas todos em pdf. Como posso contribuir pra que também venha a aumentar minha coleção de livros digitais bolsilivros?

    ResponderExcluir
  9. Quem tiver em pdf e puder me enviar por e-mail fico grato: roquemagni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mande um e-mail
      bolsilivro-club@bol.com.br
      ou zap 12982012054

      Excluir
  10. Tenho vários livros da Ediouro mas estou em processo de mudança para outro estado e os livros estão encaixotados. Porém assim que me mudar poderei escanear e mandar o material pra você.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Há muitos anos - 1972 mais ou menos - li um bolsilivro intitulado "Os mortos também protestam". Não sei o nome do autor...
    Por acaso vcs sabem onde posso encontrar ou o nome do autor ?

    Meu e-mail é olivioferreira@gmail.com

    Grato!

    Olívio Soares Ferreira

    ResponderExcluir

  12. gostaria de entrar em contato com voces e me associar , Como faço , no e mail não consigo contato
    Mauricio
    mssantos1948@gmail.com

    ResponderExcluir

ÚLTIMOS LIVROS DIGITALIZADOS JÁ DISPONÍVEIS

ÚLTIMOS LIVROS DIGITALIZADOS JÁ DISPONÍVEIS -----------------------------------------------------------------------------------------------...